Para cima

Canadá

Canadá na Grande Guerra

Quando em Agosto de 1914 o Canadá foi chamado a ajudar a Inglaterra houve ao longo do país milhares de voluntários. Estes vieram da mobilização da “Volunteer Militia”. Grande parte destes homens estava convencido que a guerra apenas iria durar poucos meses.

Sir Samuel Hudges

Sir Samuel Hudges foi o responsável pela força permanente “Permanente Force” e pela milícia “Volunteer Militia”, ou seja pelo comando de todo o exército do Canadá desse 1911. Foi seu objectivo criar uma milícia canadiana à imagem da Suíça, mas a sociedade canadiana era muito diferente da sociedade suíça o que inviabilizou tal objectivo.


O inicial corpo de milicianos de 1911 tinha quartel em Camp Petawawa, norte de Otava, e tinha sido pensado como uma força ao nível de divisão de infantaria, mais uma brigada de cavalaria, artilharia e outras unidades de suporte.

No entanto com o deflagrar da Grade Guerra Sir Samuel Hudges optou em 1914 por criar uma força expedicionária, a “Canadian  Expeditionary Force” (CEF), tendo para tal localizado o seu centro de mobilização em Camp Valcartier, perto da cidade de Quebeque.


A construção de Camp Valcartier trouxe inúmeros problemas logísticos e administrativos, tanto mais que a constituição do corpo expedicionáull ‡rio não teve qualquer ligação com a estrutura da milícia já existente. O campo foi desenhado inicialmente para 25.000 homens mas chegou a albergar 35.000


Mapa do Camp Valcartier


Campo Valcartier,  1914. Tropas em parada (CEF). Foto: Museu Militar do Canadá.


Canadian Expeditionary Force (CEF)

Entre Agosto e Setembro de 1914 milhares de voluntários transitaram dos regimentos de milícias para o Camp Valcartier, para incorporar a Força Expedicionária Canadiana. Muitos já tinham equipamento e até apresentavam um bom nível de treino, mas a maior parte dos civis que se alistaram não tiveram de imediato equipamento disponível e requeriam de treino bastante básico.


A infantaria do CEF foi organizada em batalhões de 8 companhias, cada com três oficiais e 116 praças. Os batalhões foram numerados e deixaram de utilizar os nomes tradicionais das unidade de milícia. No entanto os batalhões apresentaram alguma homogeneidade geográfica, como por exemplo:


1º Batalhão CEF – Alistamento de voluntários da região Ocidental da província de Ontário

2º Batalhão CEF – Alistamento de voluntários da região Oriental da província de Ontário

3º Batalhão CEF – Alistamento de homens do 2º Queen's Qwn Rifles de Toronto

4º Batalhão CEF – Alistamento de voluntários da região Oriental da província de Ontário

5º Batalhão CEF – Alistamento de voluntários das regiões Ocidentais do Canadá

9º Batalhão CEF – Alistamento de homens do 101º Edmonton Fusiliers

13º Batalhão CEF – Alistamento de homens do 5º Royal Highlanders, de Montreal

15º Batalhão CEF – Alistamento de homens do 48º Highlanders, de Toronto



Os Batalhões foram organizados em quatro Brigadas com quatro batalhões cada, e as Brigadas vieram a constituir a 1ª Divisão do CEF.


A artilharia divisional consistiu de duas brigadas, cada com três batarias de seis canhões de 18 pdr. A cavalaria divisional era constituída por um esquadrão de 196 homens, oficiais e praças do 19º Regimento Alberta Dragoons.

Artilheiros canadianos a carregarem uma peça de 18 pdr. É de reparar que estes usam chapéu em vez de capacete, o que indica que a foto é anterior a 1917.

À Divisão foi ainda adicionado uma Brigada de artilharia a cavalo, a Canadian Mounted Brigade,  formada por duas batarias, com homens mobilizados  do Royal Canadian Dragoons e do Lord Strathcona Horse.


Uma unidade de infantaria não agregada à divisão foi mobilizada com veteranos britânicos a residir no Canadá, constituindo o Canadian Light Infantry Regiment Princess Patricia.


A força expedicionária canadiana partiu do porto de Gaspé a meio de Setembro de 1914 e chegou a 3 de Outubro a Plymouth, escoltada por navios da Royal Navy. Por problemas de alojamento os homens só vieram a desembarcar a 20 de Outubro, tendo sido aquartelados em Salisbury Plain, em Wiltshire.


A primeira força canadiana a ser enviada para França foi o Regimento Princess Patricia, ainda em Dezembro de 1914 e as restantes forças foram enviadas para a Flandres em Fevereiro de 1915.

The Taking of Vimy Ridge, Easter Monday 1917, tableau de Richard Jack, CWM 19710261-0160, Collection d'art militaire Beaverbrook, ©Musée canadien de la guerre

The Second Battle of Ypres, 22 April to 25 May 1915, tableau de Richard Jack, CWM 19710261-0161, Collection d'art militaire Beaverbrook, ©Musée canadien de la guerre

Return to the Front: Victoria Railway Station, by Richard Jack.

Alfred Bastien. Canadian Gunners in the Mud, Passchendaele, 1917, 61.3 x 86.5 cm, Canadian War Museum, Ottawa.


English marine artist Norman Wilkenson painted this piece and titled it Canada's Answer. He painted this in 1917, though the history it portrays is from a few years before it's time.  On October 3rd 1914, 30 thousand Canadian Expeditionary Force and many tons of equipment were sent out from Canada headed to England on the largest convoy to ever set sail from our country.