Projecto 5020

O Projecto 5020 "História Militar entre 1850-1920" é um projecto de continuação em relação ao Projecto 100. Tem objectivo criar um maior campo de análise e procurar as raízes das estratégias militares, alianças políticas e implicações da tecnologia na evolução das tácticas terrestres e navais.


É o estender do âmbito da investigação com o intuito de continuar a divulgar uma visão da história a partir de Portugal, com o reflexo na geopolítica mundial e a evolução das sociedades.


É interessante compreender que ao longo da história houve momentos chave que alteraram o rumo das sociedades. Um discurso, um assassinato, uma obra de engenharia, ou simplesmente um problema de pressão demográfica, económico, ou de regime político.


Pretendemos caminhar desde a Guerra da Crimeia até à problemática associada à construção dos estados balcânicos.


Vamos passar pelo início do  expansionismo americano com a Guerra Hispano-Americana e o nascimento do Japão moderno com a Guerra Sino-Japonesa e a Guerra Russo-Japonesa.


Haverá um especial enfoque na zona balcânica, seja a Guerra Russo-Turca, ou as Guerras Balcânicas que alteraram os equilíbrios na península até à Grande Guerra 1914-1918.


Será um percurso que terá como linha condutora a evolução das vias marítimas e das linhas-férreas e como a evolução da tecnológica foi alterando a importância geográfica das nações.


Neste contexto, não deixaremos de expressar sempre que possível as implicações para Portugal e como a economia marítima e a sua força naval se foram transformando e respondendo às solicitações colocadas.


Será um longo trabalho de investigação e de análise de informação, desde o período da Pax Britannia até à Grande Guerra e como o mundo evoluiu. Será uma visão moldada pela história militar e naval.


Convido todos a começar por visitar o Projecto 5020.



Contactos

Grande Guerra

(1914-1918)

Guerra Sino-Japonesa (1894-1895)

Grande Guerra 1914-1918

.

Momentos de História

Projecto 100

O Projecto 100 "Evocação do Centenário da Grande Guerra 1914-1918" foi um trabalho de pesquisa e análise da história militar nacional, mas que levou à necessidade conhecer muitos outros cenários de guerra.


Conhecer a Grande Guerra é reconhecer o fim do século XIX, não no marco que o calendário obriga, o ano 1900, mas sim como o Mundo dezoito anos depois se transformou. O século XX começou às 11h do dia 11 de Novembro de 1918.


O desastre humano, social e político, europeu e mundial, pôs fim a velhos Impérios e faz nascer novos Impérios. 65 milhões de homens mobilizados, 9 milhões de soldados e 5 milhões de civis mortos em todo o Mundo, 20 milhões de feridos e milhares de prisioneiros e desaparecidos.


O período de 1914 a 1918 foi um momento histórico de grande evolução tecnológica e de profunda alteração do pensamento social e político. 


O fim da Guerra Fria no início da década de 90 fez-nos testemunhar o colapso ideológico e geopolítico de Estados europeus, que nos levaram a reviver e relembrar os problemas étnicos e nacionalistas que existiam em 1914.


O Projecto 100 teve o objectivo de divulgar informação sobre o tema e relembrar o momento histórico, novas visões sobre a Grande Guerra e divulgámos o esforço militar português. 


Foi e continuará a ser um projecto vivo e sem fim, face à vastidão de temas e informação que ainda há por divulgar.         

Guerra Hispano-Americana (1898)

Guerra Russo-Japonesa (1904-1905)

Guerra Italo-Turca (1911-1912)

Guerra Turco-Balcânica (1912-1913)

    Guerra Naval  

(1853-1913)