Para cima

Em Portugal - Distrito Aveiro

No distrito de Aveiro encontram-se os seguintes Monumentos aos Mortos da Grande guerra:

Anadia (1929)


Aveiro (1934)


Espinho (1957)

Espinho – Regimento de Engenharia 3 (1930)


Estarreja (1922)


Ílhavo (1924)


Murtosa (1929)


Oliveira de Azeméis (1930)


Oliveira do Bairro (1926)


Ovar (1925)


São João da Madeira (1937)


Vagos (1923)


Links


Memórias de Pedra


Monumentos Nacionais


Monumentos de Guerra





Bibliografia


Sobral, José Manuel; Lima, Maria Luísa; Castro, Paulo; Sousa, Paulo Silveira e (2009), A Pandemia Esquecida, Olhares comparados sobre a pneumónica 1918-1919, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.


Rosas, Fernando e Maria Fernanda Rolo, coordenação (2010), História da Primeira República Portuguesa, Lisboa, Tinta da China.


Correia, Sílvia (2010), Políticas da Memória da I Guerra Mundial em Portugal 1918-1933: entre a experiência e o mito, Tese de Doutoramento, Lisboa, FCSH-UNL.


Comissão dos Padrões da Grande Guerra, Relatório Geral da Comissão (1921-1936), Lisboa, C.P.G.G., 1936;


Relatórios de Gerências da Liga dos Combatentes da Grande Guerra;


Relatórios da Junta Patriótica do Norte.


A 11 de Novembro de 1928 foi lançada a primeira pedra do monumento que viria a ser inaugurado a 11 de Novembro de 1937. É uma homenagem a todos os sanjoanenses mortos na Grande Guerra. Está colocado frente à  Capela de Santo António e envolvido por uma bonita praça ajardinada.



Escultor: Henrique Moreira



O primeiro monumento aos mortos da Grande Guerra foi inaugurado em 6 de Agosto de 1930. (monumento antigo). Praça José Salvador.

Projecto de Jorge Moreira (autor) e de Lacerda Machado (arquitecto). Tinha a seguinte inscrição: "Espinho aos Mortos da Grande Guerra - França e África".

Foi retirado da praça e colocado dentro do Regimento de Infantaria de Espinho em 3 de Abril de 1957.

No mesmo local a 11 de Novembro de 1957 foi inaugurado um novo monumento que hoje pode ser visto. (monumento actual, tipo padrão).

Os nomes dos soldados mortos em combate na guerra colonial foram adicionados a 9 de abril de 1989.

Fonte:

"Combatente", n.º 207, de Maio 1989,

"Dos Veteranos da Guerra do Ultramar" http://ultramar.terraweb.biz/Memoriais_concelhos_Espinho.htm

Comissão dos Padrões da Grande Guerra, Relatório Geral da Comissão (1021-1936)



Monumento Actual

Monumento Antigo

Impulsionado pela Câmara Municipal de Aveiro, o monumento de homenagem aos mortos da Grande Guerra ficaria a cargo de uma Comissão Administrativa, à semelhança do que verificaria em muitos outros concelhos, que escolheria, no ano de 1932, o projecto apresentado por José de Sousa Caldas, e recolheria todos os fundos necessários à execução do mesmo. A sua inauguração teria lugar dois anos depois.


Categoria

Monumento (serrano)


Localidade

Aveiro


Morada

Avenida Doutor Lourenço Peixinho


Autor

José de Sousa Caldas, Vila Nova de Gaia


Oficina

Fundição A. Santos Gaya, materiais: granito, calcário, bronze


Data da inauguração

27-04-1934


Fonte

Comissão dos Padrões da Grande Guerra, Relatório Geral da Comissão (1921-1936), Lisboa, C.P.G.G., 1936; Relatórios de Gerências da Liga dos Combatentes da Grande Guerra; Relatórios da Junta Patriótica do Norte.


Bibliografia

Oliveira, R. M., “O discurso da cidade - Leituras da Avenida Dr. Lourenço Peixinho”, Câmara Municipal de Aveiro, Colecção História, 2001, p. 35


http://www.portugal1914.org/portal/pt/historia/espacos-e-patrimonio/item/3724-monumento-aos-mortos-da-grande-guerra-de-aveiro

Murtosa

Praça Combatentes da Grande Guerra

Oliveira de Azemeís

Murtosa

O Monumento aos Mortos da Grande Guerra de Oliveira de Azeméis. O projecto foi da autoria do escultor Henrique Moreira e do canteiro Rogério de Azevedo. Encontra-se na Praça José da Costa.

Foi inaugurado no dia 16 de Novembro de 1930, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, de vários ministros, do governador civil de Aveiro e de alguns delegados da Liga dos Combatentes da Grande Guerra.

É uma composição mista que integra tanto elementos escultóricos como arquitectónicos, no qual se destaca a fiel reprodução do soldado do Corpo Expedicionário Português enviado para a Flandres demonstrando o equipamento regulamentar.

Na sua retaguarda, ergue-se uma coluna encimada por uma esfera armilar e engalanada com o brasão de Oliveira de Azeméis na face frontal e nas laterais pelo escudo nacional.

Na face frontal pode ler-se a inscrição: "AOS QUE MORRERAM NA GUERRA".


São João da Madeira

Aveiro

Espinho

Anadia

O Monumento aos Mortos da Grande Guerra de Anadia, foi inaugurado a 8 de Dezembro 1929, na Praça Visconde de Seabra.


esta obra da autoria de António Joaquim da Conceição, podemos ler inscrição: "Aos mortos da Grande Guerra. O Concelho de Anadia".


O Monumento é composto pelo marco padrão da Junta Patriótica do Norte engalanado sob uma base quadrangular suportada por quatro pequenas colunas que o elevam a cerca de dois metros do chão, em tempo um pequeno lampadário colocado no centro destas quatro colunas alumiava o monumento e prestava o culto e rememoração às baixas do Concelho.


Destaco ainda quatro pequenas lajes salientes nas laterais da base do monumento que percepcionam uma forma cruciforme.


Fonte: https://sites.google.com/site/padroesdagrandeguerra/padroes-da-grande-guerra/anadia



Estarreja

Ílhavo

Oliveira do Bairro

Ovar

Vagos

O Monumento aos Mortos da Grande Guerra de Estarreja, foi inaugurado a 17 de Junho de 1922, na Praça dos Combatentes da Grande Guerras Mortos de Estarreja, de arquitectura bastante

De carácter sóbrio, simplista e estandardizado, podemos ler a seguinte inscrição: "Aos heróicos soldados deste Concelho mortos na Grande Guerra 1914-1918".


O Monumento aos Mortos da Grande Guerra de Ílhavo, projectado por António Silva Fidalgo, foi inaugurado a 9 de Abril 1924, no 6º aniversário de La Lys. Encontra-se edificado no Jardim Henriqueta Maia.


Fonte: https://sites.google.com/site/padroesdagrandeguerra/padroes-da-grande-guerra/ilhavo



O Monumento aos Mortos da Grande Guerra de Oliveira do Bairro foi inaugurado a 1 de Janeiro de 1926 e encontra-se na Praça da República.


Fonte: https://sites.google.com/site/padroesdagrandeguerra/padroes-da-grande-guerra/oliveira-do-bairro



O Monumento aos Mortos da Grande Guerra de Vagos, foi inaugurado no dia 20 de Julho de 1923 e apresenta a seguinte inscrição: "Homenagem do Concelho de Vagos aos seus Mortos da Grande Guerra".


Este monumento, situado no Largo dos Combatentes, é uma homenagem aos soldados que combateram na 1ª Grande Guerra, (1914 - 1918). Foi inaugurado a 3 de Maio de 1925.


No bloco granítico que serve de base à coluna encontra-se uma placa de bronze com os nomes dos soldados pertencente ao concelho de Ovar e mortos na referida guerra.




Coordenadas:   40°51'32"N   8°37'12"W

Fotos de: Nelson Gandra (2012).

http://wikimapia.org/22592529/pt/Monumento-evocativo-aos-mortos-da-Grande-Guerra